Basicamente a corrupção física do arquivo de dados de um banco de dados acontece quando uma gravação que está sendo feita no arquivo é interrompida abruptamente no meio ou por uma queda de energia ou por um crash no servidor (apenas no servidor já que ele é o único PC da rede que grava dados no banco de dados).
O uso de um nobreak é essencial para que o servidor não tenha seus arquivos danificados após uma queda de energia sem aviso prévio.
A opção primária é restaurar o último backup disponível que o autobackup do Kratom fez ou o backup manual feito pelo próprio usuário através da opção do Menu, basta se atentar qual a versão mais recente. Em caso de falta de acesso ao Kratom para recuperação, basta eliminar o arquivo workbase.fdb (copie o arquivo danificado para um diretório por segurança), entre no Kratom que ele vai criar uma base zerada. Depois disso, entre em Restaurar Backup e aponte o arquivo a ser restaurado. Pronto.
Em alguns casos não é possível usar os arquivos de backup por estarem muito desatualizados ou com problemas também. Se isso acontecer a reconstrução do arquivo deve ser o segundo passo, para isso execute os seguintes comandos na sequência:
gfix.exe -v -full -user SYSDBA -pass senhadb workbase.fdb
gfix.exe -mend -ig -user SYSDBA -pass senhadb workbase.fdb
gbak.exe -b -g -user SYSDBA -pass senhadb workbase.fdb bkrecuperado.fdb
del workbase.fdb
gbak.exe -c -v -user SYSDBA -pass senhadb bkrecuperado.fdb workbase.fdb
Pronto! o arquivo Workbase.fdb já deve estar utilizável, basta entrar no Kratom e conferir se as últimas informações estão lançadas corretamente. A possibilidade de recuperação integral dos dados é alta já que na maioria das vezes o que danifica são registros de índices e tabelas acessórias que podem ser descartadas e reconstruídas na reconstrução.
A senha da base de dados é obtida usando a seguinte composição : 1xu6Z + as 3 primeiras letras da senha do banco de dados usada na instalação inicial do Kratom.
Os utilitários de recuperação e backup se encontra na subpasta \KRATOMSUIT\FB\bin.
TAGS
Corrupção Corrompimento Danificado Quebrado,