Gestor de Fluxo de Caixa
Este é o editor do Fluxo de Caixa, nele você vai poder lançar as previsões de receitas e despesas para o mês atual e meses subsequentes. Inicialmente você precisa definir quantos meses de previsão vai lançar, tente prever pelo menos 6 meses de seu negócio.
Lançando as previsões
Para lançar uma previsão basta clicar na célula referente ao mês e à classificação financeira e digitar o valor previsto, depois confirme com ENTER. Isso fará o seletor de campo descer para a próxima classificação financeira disponível naquele mês.
Alternando entre Previsão e Resultado (ou Realizado)
Este botão disponível na interface do editor possibilita fazer a troca da natureza dos valores na coluna de lançamentos, ela irá substituir os valores lançados manualmente pelos valores realizados. === Os valores realizados são os valores efetivamente pagos ou recebidos e lançados nas contas Caixa e Banco. === Você fará esta alternância somente após o mês estar fechado totalmente. Ao trocar a natureza da coluna, a sua cor será trocada, depois isso bastará pressionar F9 para fazer o cálculo. Este procedimento deverá ser efetuado todo final de mês após todas as receitas e despesas já estarem lançadas e baixadas.
Atualizar (F9)
Este botão no editor fará o recálculo de todos os saldos da tabela de resumo totais, geralmente quando você faz alguma alteração, este botão fica com a cor avermelhada notificando o usuário que a planilha precisa ser atualizada nos seus cálculos.
Repetir
Esta opção permite repetir o valor da primeira coluna até mês a mês até a coluna final do semestre, dispensando o operador de repetir os valores para cada mês.
Retroceder / Avançar
Permite avançar ou retroceder a planilha ao longo dos meses.
Imprimir
Imprime o Fluxo de Caixa conforme apresentado no gestor do Fluxo de Caixa.
Dicas
Totalizar mensalmente todos as receitas futuras que estão pautadas (cheques, cartões, boletos, carnês, etc)
Totalizar mensalmente todas as despesas futuras pautadas (financiamentos, compra de equipamento parcelados, etc.)
Como obtenho os valores de previsão para lançar?
Existem várias formas de você obter os valores, vamos a algumas sugestões:
Você pode lançar no Kratom Finanças todos os valores futuros de receitas e despesas e depois emitir um relatório de resumo em MENU/Contas a Pagar/Consolid. e MENU/Contas a Receber/Consolid. Não tem problema se algumas receitas ou despesas pautadas mudarem seu valor, este será o realizado no mês de referência do fluxo de caixa, o importante é você PREVER o valor mais próximo possível da despesa. Um exemplo é o gasto de energia elétrica, você pode repetir o mesmo valor para os próximos 6 meses diretamente na planilha sem precisar fazer o lançamento da despesa no contas a pagar. Quando a despesa for realmente baixada, o valor correto será alterado e aí teremos o valor realizado que será apontado na planilha. Este é o mecanismo mais importante do editor de Fluxo de Caixa. É um processo que inicialmente pode parecer complicado e demorar um tempo para aprender a usar mas depois de dominado trará grandes resultados ao seu negócio.
Outra alternativa para lançar os valores no início é você manualmente somar as receitas e despesas futuras e lançar no editor nas colunas em modo Previsão. Não é recomendado este modo já que você vai precisar também lançar no Kratom as receitas e despesas futuras reais.
Para alguns tipos de classificações você pode optar por fazer uma média ponderada e lançar no editor.
E se eu esquecer de lançar alguma receita ou despesa futura no Editor?
Você terá uma falha de previsão do saldo do fluxo de caixa, dependendo do negócio, normalmente, é difícil prever com 100% de exatidão todas as receitas e despesas que acontecem, mas isso não tem problema, você acerta o fluxo de caixa e depois verifica qual a margem de acerto que está tendo. Ao longo do tempo você vai melhorando isso, tornando as previsões mais confiáveis, é questão de treino e dedicação.