A tributação dos produtos está associada diretamente ao NCM de cada produto, facilitando assim classificações tributárias tão necessárias pela contabilidade nos dias de hoje, o cadastro também é importante para que seja possível a saída através de documentos fiscais. Este cadastro deve ser feito em conjunto com o contador do estabelecimento.
O código NCM a ser usado por um ou vários produtos.
Abre uma lista de busca de códigos NCMSH para você poder selecioná-lo para o campo NCM.
A descrição do NCM/SH.
Data de início de validade do cadastro.
Define o tipo de contribuinte que esta tributação será associada na saída fiscal, este campo é de extrema importância para identificar as formas de tributação de acordo com o tipo de contribuinte, você pode ter um ou mais registros NCM/SH variando apenas este campo Tipo e mudando as tributações aqui descritas. Os tipos possíveis são:
O código do CFOP interno a ser usado na venda.
Você pode consultar os CFOPs através deste botão.
Para venda interestadual através de nota fiscal, você pode usar este campo informando qual o CFOP de saída de venda para outro estado.
Código de situação tributária do produto.
Informe a aliquota de imposto do ICMS.
Redução da base de cálculo do ICMS.
Código de situação tributária do PIS.
A alíquota vigente do PIS
Código de situação tributária do COFINS.
A alíquota vigente do COFINS.
A alíquota vigente do IPI.
Nesta grid você deve cadastrar a tabela TIPI caso o produto tenha algum tipo de variação da aliquota do IPI, verifique com o contador a importância de cadastro de uso desta tabela.
O código de situação tributária do simples nacional deve ser preenchido apenas para empresas do simples nacional. Também este é o código apenas para quem tem crédito.
Os seguintes CSOSN são permitidos para emissão NFCe, caso seja usado algum diferentes destes rejeições no envio da NFCe serão emitidas:
Caso se force um outro código CSOSN no lançador NFCe será gerada uma rejeição 383-Rejeição: Item com CSOSN indevido.
O código de situação tributária do simples nacional 102 deve ser preenchido apenas para empresas do simples nacional. O validador do Sefaz para NFCe não aceita CSOSN para transferência de crédito. SATs não são compatíveis com códigos CSOSN.
É possível setar o lançador de nota fiscal eletrônica para emissão de CSOSN com crédito, basta marcar a opção Possui Crédito na edição do cadastro rápido.
Através desta GRID você pode fazer ajustes na parametrização fiscal na saída de produtos para outros estados. Não preencher por enquanto. 1)