Importador de valores a receber via arquivo .CSV
É possível importar os dados de valores pendentes do contas a receber, tipicamente crediário pendente no aplicativo anteriormente usado. Basta usar um arquivo do tipo .CSV que também pode ser construído manualmente através de uma planilha como Excel ou LibreOffice. Isso facilita a transposição das contas não quitadas dos clientes para a base de dados do Kratom.
Os processos para iniciar a operação do importador são:
- Clique em Gere Arquivo para digitação, isso vai gerar um arquivo .CSV em branco na sua pasta da área de trabalho. Clique no arquivo gerado e abra com sua planilha favorita. Clique no arquivo gerado e abra com sua planilha favorita, note que o separador usado foi _ (Traço sublinhado).
- Lance uma linha por favorecido, sendo que cada coluna corresponde a um tipo de informação.
- Ao final clique no botão Importar Arquivo e aponte para o mesmo arquivo editado, se o arquivo .CSV estiver corretamente digitado, o importador vai gerar os cadastros de favorecidos automaticamente
Tipos de parâmetros das colunas
No arquivo modelo de CSV gerado, a segunda linha indicará o tipo da coluna para ser preenchida, esta linha não deve ser removida na importação. Cada coluna tem um tipo que deve ser formatado de acordo, são os seguintes:
- String - Vazio ou texto (conteúdos texto porém só com números obrigatoriamente devem começar com aspas simples, Ex. RG, CPF, CNPJ, IE, CEP)
- Inteiro - Vazio ou um valor inteiro (na planilha o conteúdo tem que estar obrigatoriamente deslocado à direita)
- Logico - S ou N, 1 ou 0
- Decimal - Vazio ou um valor decimal (na planilha o conteúdo tem que estar obrigatoriamente deslocado à direita)
- Data - Formato DD/MM/AA ou DD/MM/AAAA
Observação: (O) significa Obrigatório e será colocado na descrição do tipo da coluna na planilha gerada.
Observações
- Não se esqueça de após editar a planilha, SALVE normalmente a planilha no formato padrão dela para ter um backup de seu trabalho, só depois vá na opção SALVAR COMO e force salvar como um arquivo do tipo .CSV. Sempre inicie a edição usando o arquivo com o formato padrão e não o .CSV, evitando assim perdas de informações.
- Se um Lançamento já existir na base de dados será ignorado.
- Para identificar o ID da conta a Receber, apenas edite o cadastro que retém as contas a receber no Kratom, o campo é ID.
- Formato preferencial ao exportar a planilha para .CSV deverá ser UTF-8.
- Use um CPF ou um CNPJ para identificar o favorecido, nunca os dois. A razão social do favorecido também é usada na busca e identificação do fornecedor junto com CNPJ e CPF. Em caso de inexistência de CPF ou CNPJ, o nome será usado para buscar o favorecido do lançamento.
- Compatível com Telemetria.
- Todas as rejeições serão registradas no log tag.
- Será ao final mostrado o valor total importado e o número de registros.
- O delimitador padrão pode ser trocado para qualquer um, basta setar o parâmetro 5221, o padrão é '_'. Alterando este parâmetro, altera-se para todos os importadores.
- Dica importante: Antes de começar, analise o arquivo bruto importado buscando se existe o delimitador padrão '_'. Caso ele exista já no arquivo, troque este delimitador padrão por outro que não exista, Ex. '!'.
Dicas para LibreOffice ou outra planilha eletrônica
- Para exportar o arquivo .CSV se atente para o formato a ser usado, sempre UTF8