Importar arquivo XML para documento de entrada
Esta opção importa o conteúdo do arquivo XML para um registro de ENTRADA no Kratom de forma automática, movimentando os estoques de produtos também. Ela deve ser usada preferencialmente à digitação manual acelerando o tempo do procedimento de entrada de produtos.
Segue abaixo os passos corretos para a importação de um XML.
Passo 1
Clique em Selecionar arquivo XML, selecione o arquivo da nota fiscal de entrada que foi enviada pelo fornecedor e depois em Abrir. Se o XML estiver em condições aceitáveis de formatação, os dados serão lidos e parcialmente alimentados na aba Dados do Documento, ali você verá informações como a Chave de Acesso, data de Emissão, valor do documento, etc. Se tudo deu certo o botão Próximo será habilitado, clique nele.
Passo 2
A aba Fornecedor será apresentada, no campo Informações para ação dirá se o fornecedor do XML já existe no cadastro de favorecidos ou se é necessário importar o cadastro Fornecedor. Se for necessário, clique no botão Importar cadastro Fornecedor ao lado.
Se tudo ocorrer bem, a área de ação irá exibir Fornecedor XXXX incluído automaticamente.
Clique no botão Próximo.
Passo 3
A aba Itens mostrará também o campo Informações para ação dizendo que os itens da nota importada estão ou não já associados ao cadastro de produtos do Kratom. Caso existam produtos sem associação no XML o operador vai ter que selecionar o produto na grid Itens importados do XML e manualmente um a um clicar em Associar Produto.
Associar Produto
Nesta janela basta você clicar em 'Buscar produto e associá-lo', também informe se o produto está contido em embalagem, qual a quantidade por embalagem disponível. Ao final clique Concluir a associação.
Caso o produto não exista na base do Kratom, clique em Cadastrar Produto. Também é possível cadastrar a unidade a partir desta janela.
Se as associações foram feitas corretamente, clique ao final em Definir Estoque e informe qual o local de estoque que receberá os itens. Após isso o botão Importar Entrada estará habilitado permitindo que o processo se conclua. Será exibida a mensagem PBA009 de que tudo deu certo.
Após o processo entre no menu do cadastro de entradas e busque a ultima nota fiscal lançada e verifique se os lançamentos estão ok.
Se o produto tiver grade, suas variações serão preenchidas na grid da janela, a partir daí bastará o usuário preencher as quantidades individuais das variações. Caso a quantidade digitada nas variações da grade não baterem com a quantidade descrita na nota fiscal, uma mensagem de erro será apresentada ao clicar no botão Concluir a associação.
EAN e EAN Trib
Explicando o EAN e o fornecedor
No Varejo é aconselhável sempre utilizar o EAN e o EAN de menor unidade Tributável (EAN Trib) fornecido pelo fornecedor da mercadoria, não o código gerado pelo Kratom, pois o fornecedor codifica corretamente os EANs de acordo com diversas fontes de checagem dos códigos assegurando assim sua validade. O SEFAZ necessita que o EAN seja o válido. Os códigos EAN e EAN Trib são utilizados na emissão da nota fiscal eletrônica e ao consumidor (modelos 55 e 65).
Como é importado o EAN
Ao importar um XML de entrada, os códigos EAN e EAN Trib do fornecedor para cada item são atualizados para o código EAN (Descritor) e EAN Trib do cadastro de cada produto, Este é o comportamento padrão. O Fornecedor é o responsável pela definição dos códigos EAN, no Kratom a entrada importa tais informações para o cadastro de produto.
Obs. importante 1: Cadastros errados de EAN no fornecedor serão também importados para o Kratom, portanto verifique os códigos antes de importar e contate o fornecedor para correções.
Obs. importante 2: Se a importação dos códigos EAN não for feita através da importação do XML, a emissão de venda de produtos através da NFe com EANs irregulares podem ser rejeitados pelo SEFAZ, travando a emissão da venda.